quarta-feira, 22 de julho de 2020

GEOGRAFIA - 5°/6° - 27/07/2020 A 31/07/2020

Município de São Bernardo do Campo
Secretaria de Educação

Departamento de Ações Educacionais

Divisão de Educação Infantil, Ensino Fundamental e

Educação de Jovens e Adultos

 

EMEB ESTUDANTE FLAMÍNIO ARAÚJO DE CASTRO RANGEL.

NOME:________________________________________  DATA:__________


Atividades Complementares

SEMANA

ATIVIDADE

NÚMERO

DATA

ANO/CICLO

15

Geografia

01

27 a 31/07/2020

EJA 5° e 6° Termo

  

Olá, pessoal! Conforme acordado na última semana, hoje continuaremos o tema sobre o sertão. 

A economia do Sertão baseia-se principalmente na pecuária extensiva para corte. A criação de bois expandiu-se paralelamente à produção de açúcar e teve início em meados do século XVI. 

No sertão o gado era criado solto, às margens dos rios, em terras que ofereciam boas pastagens. Nesses locais organizaram-se os currais, fazendo a criação que deram origem a muitas cidades. 

Outra atividade que se desenvolveu nessa sub-região foi o cultivo de algodão, que inicialmente fornecia matéria-prima para a confecção de tecidos, utilizados principalmente nas vestes dos trabalhadores escravizados. No século XVIII e XIX, com o estabelecimento de fábricas de tecidos, principalmente na Inglaterra e França, o algodão passou a ser um produto muito procurado. A capitania de Pernambuco tinha as maiores plantações de algodão da região. 

Além da criação de gado e do cultivo do algodão, que até hoje são atividades importantes, vem se desenvolvendo no Sertão, especificamente no Vale do São Francisco, a fruticultura, cultivo de diversas espécies de frutas, explorada por grandes empresas nacionais e internacionais. O fator que possibilitou a prática agrícola em uma região tão árida foi a irrigação de terras junto a vales fluviais. Grande parte da produção de uva, manga, melão e abacaxi é destinada ao mercado externo. Todas essas atividades contribuíram para o desenvolvimento da região, mas também trouxeram prejuízos ambientais, como o desmatamento acelerado, principalmente por causa do consumo de lenha nativa para fins domésticos e industriais, e a criação de áreas para pastagens e agricultura. 

A microrregião do Cariri, no Ceará, é uma importante área agrícola, onde se desenvolve a agricultura de subsistência, com o cultivo de milho, feijão, arroz, mandioca e cana-de-açúcar. 


 Com base no texto, responda a seguir:

1- Comente sobre as atividades que contribuíram para o desenvolvimento da região, mas que também geraram prejuízos ambientais. 











Boa atividade!


Nenhum comentário:

Postar um comentário