quarta-feira, 22 de julho de 2020

GEOGRAFIA - 5°/6° - 27/07/2020 A 31/07/2020

Município de São Bernardo do Campo
Secretaria de Educação

Departamento de Ações Educacionais

Divisão de Educação Infantil, Ensino Fundamental e

Educação de Jovens e Adultos

 

EMEB ESTUDANTE FLAMÍNIO ARAÚJO DE CASTRO RANGEL.

NOME:________________________________________  DATA:__________


Atividades Complementares

SEMANA

ATIVIDADE

NÚMERO

DATA

ANO/CICLO

15

Geografia

01

27 a 31/07/2020

EJA 5° e 6° Termo

  

Olá, pessoal! Conforme acordado na última semana, hoje continuaremos o tema sobre o sertão. 

A economia do Sertão baseia-se principalmente na pecuária extensiva para corte. A criação de bois expandiu-se paralelamente à produção de açúcar e teve início em meados do século XVI. 

No sertão o gado era criado solto, às margens dos rios, em terras que ofereciam boas pastagens. Nesses locais organizaram-se os currais, fazendo a criação que deram origem a muitas cidades. 

Outra atividade que se desenvolveu nessa sub-região foi o cultivo de algodão, que inicialmente fornecia matéria-prima para a confecção de tecidos, utilizados principalmente nas vestes dos trabalhadores escravizados. No século XVIII e XIX, com o estabelecimento de fábricas de tecidos, principalmente na Inglaterra e França, o algodão passou a ser um produto muito procurado. A capitania de Pernambuco tinha as maiores plantações de algodão da região. 

Além da criação de gado e do cultivo do algodão, que até hoje são atividades importantes, vem se desenvolvendo no Sertão, especificamente no Vale do São Francisco, a fruticultura, cultivo de diversas espécies de frutas, explorada por grandes empresas nacionais e internacionais. O fator que possibilitou a prática agrícola em uma região tão árida foi a irrigação de terras junto a vales fluviais. Grande parte da produção de uva, manga, melão e abacaxi é destinada ao mercado externo. Todas essas atividades contribuíram para o desenvolvimento da região, mas também trouxeram prejuízos ambientais, como o desmatamento acelerado, principalmente por causa do consumo de lenha nativa para fins domésticos e industriais, e a criação de áreas para pastagens e agricultura. 

A microrregião do Cariri, no Ceará, é uma importante área agrícola, onde se desenvolve a agricultura de subsistência, com o cultivo de milho, feijão, arroz, mandioca e cana-de-açúcar. 


 Com base no texto, responda a seguir:

1- Comente sobre as atividades que contribuíram para o desenvolvimento da região, mas que também geraram prejuízos ambientais. 











Boa atividade!


domingo, 12 de julho de 2020

GEOGRAFIA - 5°/6° - 13/07/2020 A 17/07/2020

Município de São Bernardo do Campo
Secretaria de Educação

Departamento de Ações Educacionais

Divisão de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos


NOME:________________________________________DATA:__________


Atividades Complementares

SEMANA

ATIVIDADE

NÚMERO

DATA

ANO/CICLO

13

Geografia

01

13 a 17/07/2020

EJA 5° e 6° Termo

  

Olá, pessoal! Conforme acordado na última semana, hoje falaremos um pouco sobre o Sertão, mas como o assunto é um pouco extenso, continuaremos na próxima aula. 

A sub-região do Sertão nordestino abrange a maior parte das terras do Nordeste. Está presente nos estados de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Alagoas, Sergipe, Bahia, Piauí, Maranhão e em todo o território cearense. A paisagem sertaneja é marcada pelo clima semiárido, caracterizado pela escassez e, principalmente, pela irregularidade de chuvas, que causa a seca de muitos rios durante a estiagem prolongada. Esses rios são denominados temporários ou intermitentes, pois ficam cheios de água no período das chuvas de verão e podem secar completamente nos meses de inverno e primavera, quando a precipitação pluviométrica é muito baixa ou inexistente. 

Um rio perene, que não seca durante a estiagem, e que atravessa o Sertão nordestino, é o Rio São Francisco. O volume de água é garantido porque sua nascente, no estado de Minas Gerais. Encontra-se em uma área de pluviosidade constante. 

Responda às seguintes questões:

1- O Sertão abrange quais estados do nordeste?



2- Qual o significado de um rio intermitente?



3- Agora fale sobreo significado de um rio Perene?



Boa atividade!


domingo, 5 de julho de 2020

GEOGRAFIA - 5°/6° - 06/07/2020 A 10/07/2020

Município de São Bernardo do Campo
Secretaria de Educação

Departamento de Ações Educacionais

Divisão de Educação Infantil, Ensino Fundamental e 

Educação de Jovens e Adultos


EMEB ESTUDANTE FLAMÍNIO ARAÚJO DE CASTRO RANGEL

NOME: ________________________________________   DATA: ____________


Atividades Complementares

SEMANA

ATIVIDADE

NÚMERO

DATA

ANO/CICLO

12

Geografia

01

06 a 10/07/2020

EJA 5° e 6° Termo

  

Olá, pessoal! Nessa semana vamos aproveitar para falar sobre a caatinga e na próxima semana faremos sobre o sertão, lugar onde esse bioma é predominante. 

A Caatinga é um bioma característico do sertão nordestino do Brasil. Apresenta variada fisionomia florestal, arbustiva e herbáceas. Entre suas espécies vegetais encontram-se plantas que se adaptaram às condições climáticas para sobreviver a longos períodos de seca. 

Várias espécies de plantas crescem na Caatinga, entre elas o xique-xique e o mandacaru. 

Além do destaque quanto à biodiversidade, algumas espécies da Caatinga possuem importância econômica. Espécies como o pau-ferro, a catingueira-verdadeira, a catingueira-rasteira, a canafístula, o mororó e o juazeiro são utilizadas como alimento para caprinos, ouvinos, bovinos e muares. Entre as frutas, destacam-se o umbu, o araticum, o jatobá, o murici e o licuri e, entre as espécies medicinais, a aroeira, a braúna, o quatro-patacas, o pinhão, o velame, o marmeleiro, o angico, o sabiá e o jericó, entre outros. 


Caatinga: vegetação, clima e fauna do bioma - Significados                A caatinga - Jardinagem e Paisagismo


Responda: 

1- A Caatinga é predominante em qual região do Brasil?


2- Com base no texto e em seus conhecimentos, fale um pouco sobre as características da Caatinga. 




Boa atividade!