Município de São Bernardo do Campo
Secretaria de Educação
Departamento de Ações Educacionais
Divisão de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos
EMEB Estudante Flamínio Araújo de Castro Rangel
Olá, pessoal! Nessa semana, vamos encerrar o tema sobre a Amazônia falando sobre sua floresta.
Você conhece a Floresta Amazônica?
Observe a paisagem da floresta representada na foto a seguir.
Na Floresta Amazônica a vegetação é densa. Manaus (AM) 2014
A Floresta Amazônica é uma Floresta Tropical. Ela é bastante heterogênea, pois apresenta grande variedade de plantas. Também depende de muita umidade para se desenvolver, por isso é hidrófila, ou seja, uma vegetação que precisa absorver muita água.
Nessa floresta predominam árvores de folhas grandes e largas, denominadas latifoliadas, que ficam muito próximas umas das outras. Como a mata é densa, ou seja, fechada, as copas das árvores ficam muito próximas umas das outras, chegando a impedir a entrada de luz. Muito altas, as árvores podem atingir de 60 a 65 metros de altura, aproximadamente. Há troca constante das folhas dessas árvores, por isso elas se mantém sempre verdes.
Embora pareça uniforme, como uma “imensa área verde”, é possível estabelecer na Floresta Amazônica três diferentes níveis relacionados ao relevo, à umidade e ao tipo de solo.
Mata de igapó: ocupa as áreas mais próximas aos rios e permanece constantemente alagada. Nela encontram-se árvores mais baixas (inferiores a 20 metros) e plantas aquáticas.
Mata de várzea: ocupa as áreas que são inundadas durante o período de cheias. Essa é a parte da floresta cujo solo apresenta maior fertilidade e, por isso, nos períodos de seca é aproveitada pela população ribeirinha para o cultivo de produtos de subsistência. O açaí e a seringueira são exemplos de árvores encontradas na mata de várzea, destacando-se como produtos do extrativismo vegetal.
Terra firme: recobre as áreas mais elevadas não atingidas pelas inundações e abrange cerca de 90% da área total da Floresta Amazônica com árvores que atingem de 30 a 60 metros de altura, como o mogno e a castanheira-do-pará. A proximidade entre a copa das árvores dificulta a entrada de luz solar no interior da floresta e interfere no desenvolvimento de plantas de pequeno porte.
Apesar das características mencionadas, a Floresta Amazônica apresenta variações de aspecto da vegetação, de acordo com o local onde se desenvolve.
Por ser um ambiente de grande umidade, o processo de decomposição de restos de folhas, galhos e animais permite um grande acúmulo de nutrientes no solo, assegurando assim um solo muito fértil.
Além da floresta, a região da Amazônia também apresenta formações campestres que recobrem vastas extensões dos estados do Amazonas, de Roraima e da Ilha de Marajó, no estado do Pará. O Cerrado também é um tipo de formação vegetal encontrada na região, recobrindo especialmente áreas dos estados de Mato Grosso e Tocantins.
Com base no texto acima responda as questões a seguir:
1) Fale sobre o tipo de vegetação encontrada na mata de igapó ?
2) Árvores com tamanhos entre 30 e 60 metros de altura, com copas muito próximas, são encontradas:
a) em terra firme.
b) na mata de várzea.
c) na mata de igapó.
3) Quais as características contribuem para um solo fértil na Amazônia?
Nenhum comentário:
Postar um comentário